terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Depois da pílula: corpo, coração e cabeça

Tumblr_mh77n79cnh1s2vf0xo1_500_large
Para mim, ter deixado a pílula transformou-se num pesadelo. Tomava a Harmonet á cerca de 11 anos e já tinha ouvido que as sensações no nosso corpo no primeiro mês, não eram muito agradáveis. Mas nunca pensei que fossem tantas e tão acentuadas!
Na primeira semana, foram as dores nos ovários e o peito sensível por demais. No primeiro caso, era uma moedeira constante e umas fisgadas esporádicas, mas fortíssimas (daquelas de perder as forças). Do género de dores menstruais. Quanto ao peito foi uma constante: não podia tocar em nada! Se me encostava à mesa: ai!; se a cadela vinha contra mim: ai!, se o namorado punha a mão: aiiiiiiii! O único factor positivo desta extrema sensibilidade foi que se a sensação no passado era boa, nesta fase revelou-se óptima. Que tornou a "fase de treinos" desta semana, fantástica.
Segunda semana, vieram as dores no rim (no meu caso, só no esquerdo), a vontade louca de fazer xixi, a sede, as dores de cabeça e enjoos.
Devo confessar que desesperei um pouco. Além de que os sintomas são tão parecidos com os da gravidez, que nos começamos a questionar...o que me ajudou a manter os pés assentes na terra foram os fórum de ajuda, nos quais verifiquei que existiam pessoas com os mesmo sintomas do que eu. Sintomas esses apenas causados pela falta de toma da pílula. Senão confesso que a desilusão de me ter vindo o período seria ainda maior.
Sim, porque é um problema termos com que falar e expor as nossas dúvidas. Não queremos sobrecarregar o futuro papá, para não exercermos pressão negativa e escusada sobre ele. A família tem os seus próprios problemas e nem sempre os nossos problemas íntimos são da sua responsabilidade e interesse. As amigas ou já passaram por isso e não compreendem porque não tiveram esses sintomas. Ou então, não estão, nem nunca estiveram grávidas e é por isso uma realidade totalmente diferente. Não vamos pagar 75€ para uma consulta no ginecologista, para falarmos com ele sobre o que é normal ou não sentir. Para a consulta do médico de planeamento familiar temos de esperar 5 dias! Chamar o médico da Cruz Vermelha a casa parece tolice. Por isso, o que fazer? Eu liguei para a "Saúde 24". Onde me fizeram o alargado questionário e me ajudaram da melhor maneira possível.
Não fiquem com dúvidas, nem a cismar com algo. Hoje em dia, ainda que não sendo sempre fácil, existem vários sítios onde podemos esclarecer as nossas dúvidas.
É sem dúvida, uma altura de grande confusão, em que o nosso corpo e emoções mudam a cada hora. Por isso, rodeiem-se de quem gosta de vocês e não tenham receios de se queixar, de expor dúvidas e de tentar encontrar aconselhamento.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

E vamos começar como deve ser: pelo início

Se for uma gravidez planeada (o que a meu ver é sempre o ideal) não se esqueçam de consultar o vosso ginecologista, para esclarecer todas as dúvidas, pedir uma lista exaustiva de exames ao sangue e urina e a receita para um ácido fólico (eu estou a tomar o folicil)
É muito importante saberem o vosso tipo de sangue e também o do pai. Pois se for incompatível terão de tomar precauções durante e após a gravidez.

Para mais informações (um dos inúmeros sites que abordam a questão):
http://semprematerna.uol.com.br/boletim-medico/olho-sangue

As razões

Criei este blog em paralelo ao principal, por vários motivos: em primeiro lugar, para ter maior privacidade. Depois porque ninguém tem que aturar os meus problemas de gravidez, quando estão habituados a ler um blog divertido e leve. E também porque sei que este blog será única e exclusivamente para futuras ou actuais mamãs.
Pretendo ajudar quem está a passar pela mesma situação do que eu, partilhando e debatendo experiências e procurar também ajuda de quem é já mais "vivido".
Além disso, terei assim um diário das tentativas de engravidar e se tudo correr bem, dos 9 meses seguintes e quem sabe, ainda para além do período de (s) esperanças!
Juntem-se a mim, nesta aventura, que espero ser a melhor da minha vida!